SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicasCompetências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

ABRANCHES, Ana de Fátima P. de Sousa  e  CORREIA, Danielle Silva da Rocha. Pesquisa em educação e a abordagem do ciclo de políticas: uma experiência de pesquisa. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.136-158.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i489011.

O presente artigo busca contribuir com a área de política educacional discutindo e analisando a experiência de uma orientação em nível de mestrado que utilizou a Abordagem do Ciclo de Políticas como referencial analítico proposto pelo sociólogo inglês Stephen J. Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL; BOWE, 1992; BALL, 1994). O estudo trata de tema contemporâneo em destaque no contexto educacional e político, no caso a constituição do setor de Política das Relações Étnico-Raciais em uma rede de ensino municipal e, deste modo a abordagem do Ciclo de Políticas foi essencial como abordagem teórica e analítica da pesquisa. Os estudos realizados por Ball e Bowe (1992), Ball (2004), Ball e Mainardes (2011) e Lopes (2004) foram basilares para a condução da pesquisa aqui analisada. Por fim, é oportuno reafirmar que o uso da abordagem do Ciclo de Políticas permitiu ampliar a compreensão do fenômeno em análise - a execução da política de relações étnico-raciais - não a limitando a uma simples verificação de aplicação de determinada teoria, mas, ao contrário, desvelando os caminhos, por vezes contraditórios, de sua construção.

Palavras-chave : Ciclo de Políticas; Política Educacional; Relações Étnico-Raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )