SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Investigación educativa y enfoque del ciclo de políticas: una experiencia de investigaciónARQUEOLOGÍA COMO METODOLOGÍA Y BIOPOLÍTICA COMO DISCURSO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SA, Patrícia; ANDRADE, Ana Isabel; MACHADO, Jane  y  SA, Cristina. Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.159-177.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848.

O estudo que se apresenta está inserido no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability. Este é um projeto Erasmus+ e envolve cinco países Europeus: Portugal, França, Lituânia, Finlândia e Malta. O principal objetivo do projeto TEDS é proporcionar aos formadores de professores e professores europeus o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementarem nas suas práticas uma educação promotora de sustentabilidade. Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.

Palabras clave : Competências-chave; Sustentabilidade; Documentos Educativos Portugueses.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )