SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue48Sustainability of research in education: from conception to implementation of a frameworkOpening paths for research in education: design-based research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

JOAO, Patrícia; RODRIGUES, Ana V.  and  HENRIQUES, Maria Helena. Ensino de geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.213-233.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8810.

Neste trabalho apresentam-se a concepção, elaboração, validação e estudo piloto de dois questionários (Questionário Inicial e Questionário Final) para a recolha de dados de apoio a um projeto de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro (Portugal) sobre o educação de geociências no Ensino Básico (do 1.º ao 9.º ano), especificamente "Ensino de ciências no ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas em solo". Estes questionários foram aplicados em dois momentos no âmbito de uma Oficina de Formação para Professores de Ciências do Ensino Básico português: i) no início da Oficina de Formação, utilizando o Questionário Inicial, de forma a conhecer as percepções dos professores sobre as suas práticas de ensino de geociências relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, e ii) no final da Oficina, o Questionário Final, com o objetivo de perceber as perspectivas dos professores sobre a sua participação na Oficina, a sua contribuição para o próprio desenvolvimento profissional, especificamente na preparação e desenvolvimento de atividades práticas, nomeadamente na área das Geociências.

Keywords : Ensino de geociências; desenvolvimento sustentável; questionários..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )