SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue48Geosciences education and sustainable development: conception and validation of questionnairesStrategies for the use of visual representations in the analysis of qualitative data in QDAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

NOBRE, Ana  and  MARTIN-FERNANDES, Isabelle. Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.234-254.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821.

No início do século XXI, no campo da Educação surgiu a metodologia de investigação Design-Based Research (DBR) que liga a investigação e a prática na educação envolvendo todos os participantes do cenário educacional: estudantes, professores e/ou outras partes interessadas. Todos se tornam atores da investigação. Este capítulo apresenta uma breve visão da origem histórica da DBR, mostrando como se evoluiu da investigação ação e da investigação participada para o conceito da DBR e a metodologia DBR. Argumenta, ainda, como a DBR pode constituir uma metodologia apropriada à investigação que recorre ao digital como o seu ambiente operativo. Para tentar encontrar um equilíbrio entre considerações teóricas e exemplos concretos sobre a metodologia, delineiam-se três eixos: - a apresentação de breves perspetivas teóricas; - a inovação educacional: Design-Based Research; e as etapas de uma investigação em Educação com a metodologia DBR.

Keywords : Design-Based Research; Investigação em Educação; Metodologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )