SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Ensino de geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionáriosEstratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

NOBRE, Ana  e  MARTIN-FERNANDES, Isabelle. Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.234-254.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821.

No início do século XXI, no campo da Educação surgiu a metodologia de investigação Design-Based Research (DBR) que liga a investigação e a prática na educação envolvendo todos os participantes do cenário educacional: estudantes, professores e/ou outras partes interessadas. Todos se tornam atores da investigação. Este capítulo apresenta uma breve visão da origem histórica da DBR, mostrando como se evoluiu da investigação ação e da investigação participada para o conceito da DBR e a metodologia DBR. Argumenta, ainda, como a DBR pode constituir uma metodologia apropriada à investigação que recorre ao digital como o seu ambiente operativo. Para tentar encontrar um equilíbrio entre considerações teóricas e exemplos concretos sobre a metodologia, delineiam-se três eixos: - a apresentação de breves perspetivas teóricas; - a inovação educacional: Design-Based Research; e as etapas de uma investigação em Educação com a metodologia DBR.

Palavras-chave : Design-Based Research; Investigação em Educação; Metodologia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )