SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue48Strategies for the use of visual representations in the analysis of qualitative data in QDASTeacher education early career: narratives of professionals from the public network of Jaraguá-GO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SILVA, Katia Alexandra de Godoi e  and  COSTA, António Pedro. Aproximações entre curadoria digital e CAQDAS: uma revisão sistemática de literatura. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.277-300.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8809.

Este artigo propõe contribuir para a reflexão sobre o processo de curadoria digital, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital em diferentes contextos, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS). Para alcançar tal objetivo, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por uma revisão sistemática da literatura de trabalhos científicos sobre o tema da curadoria digital, a partir de buscas em uma base de dados acadêmicas (Scopus) e em uma base da literatura cinzenta (Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Como resultados, constatou-se que as concepções sobre curadoria digital convergem para diferentes práticas de curadoria de conteúdo, curadoria digital de dados de pesquisa ou eScience e curadoria digital. Também constatou-se que a curadoria digital pode ser aplicada em diferentes contextos, como bases de dados colaborativas, redes sociais, repositórios, gerenciadores de dados qualitativos, preservação do acervo de objetos culturais digitais, além da organização de dados qualitativos em CAQDAS e também como proposta metodológica no processo de ensino.

Keywords : Curadoria Digital; CAQDAS; Pesquisa Qualitativa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )