SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Aproximaciones entre curaduría digital y CAQDAS: una revisión sistemática de la literaturaCuidar y educar en la guardería: la planificación pedagógica y la actuación de las auxiliares de clase índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CASTRO, Hortência Matias de  y  SOUZA, José Carlos Moreira de. Formação docente em início de carreira: narrativas de profissionais da rede pública de Jaraguá-GO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.301-325.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8439.

O período inicial da carreira docente é dotado de desafios, visto que o professor está aprendendo o ofício. No entanto, estudos da área têm apontado que grande parte da responsabilidade pelas dificuldades que os docentes iniciantes enfrentam é da formação inicial inadequada e descontextualizada diante da realidade, o que traz desafios à efetivação de uma prática docente eficaz. Diante disto, a presente pesquisa objetivou compreender a efetividade dos cursos de formação inicial frente aos obstáculos enfrentados pelos docentes iniciantes. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso com 16 professores em seus primeiros cinco anos de carreira. A partir da coleta de dados e da análise da percepção dos participantes, foi possível inferir que as contribuições da formação inicial de professores são mínimas e que, em alguns casos, são desconsideradas pelos profissionais. Ademais, foram desnudadas questões inéditas, como os desafios impostos ao professor iniciante no trabalho com alunos da Educação Especial, entre outras, que podem ser discutidas em pesquisas futuras.

Palabras clave : Professor iniciante; Dificuldades; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )