SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Pesquisas sobre as ciências da natureza na base nacional comum curricular: um mapa recenteFormação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

CRUZ, Maria Helena Santana  e  NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Feminismos, transfeminismos e práxis sociopolítica na marcha mundial das mulheres/Brasil. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.365-391.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8952.

O trabalho apresenta as diversidades dos feminismos e transfeminismos, destacando os contributos teóricos e a práxis. Relata vivências das mulheres visibilizando a práxis sociopolítica feminista e transfeminista no âmbito da Marcha Mundial das Mulheres, considerando a particularidade brasileira. Configurou-se como pesquisa feminista, fundamentada em premissas críticas e dialéticas. Recorreu-se ao procedimento de levantamento bibliográfico e mapeamento nas redes sociais do Facebook, Instagram e Twitter para a exposição e análises dos dados extraídos de perfis da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil entre 2015 e 2020. Embora as mulheres enfrentem cotidianamente situações de opressão, exploração e violências, se articulam para ruir sistemas de opressão, dominação, exploração e extermínio da vida. As teorias feministas e transfeministas sucedem processos de consciência crítica das mulheres, que resultam transformações societárias. A formação crítica alicerça a práxis sociopolítica das mulheres nos diferentes movimentos feministas e transfeministas, que agregam múltiplas representatividades do construto mulheres, as quais constroem unidades nas lutas sociais em redes e nas ruas, potencializando a resistência e a força das mulheres.

Palavras-chave : Feminismos; Práxis sociopolítica; Transfeminismos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )