SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Feminismos, transfeminismos y práctica sociopolítica en la marcha mundial de la mujer/BrasilEl debate epistemológico de la educación física en los programas de educación de posgrado en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FIALHO1, Lia Machado Fiuza; CARVALHO2, Scarlett O’hara Costa; SANTOS3, Francisca Mayane Benvindo dos  y  PEREIRA4, Arliene Stephanie Menezes. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.392-415.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9387.

O estudo trata acerca da formação educacional, inter-relacionada à atuação docente da doutora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, professora de Santarém-Pará, que contribuiu efetivamente para a expansão da Pós-Graduação em Educação no oeste do Pará. O objetivo foi compreender a trajetória educativa de Lília Colares, com ênfase nas experiências formativas e profissionais que lhe possibilitaram galgar nível pós-doutoral e contribuir efetivamente com o contexto educacional de Santarém. Desenvolveu-se um estudo amparado na História Cultural, do tipo biográfico, que utilizou como metodologia a história oral de vida coletada por meio de entrevista via Google Meet com Lília Colares. As fontes orais foram analisadas no entrecruzamento com outras documentais e permitiram inferir, como principais resultados, que a biografada, mesmo diante de um contexto econômico restritivo e da instabilidade no tocante ao pingue-pongue familiar e da mudança frequente de escolas, conseguiu não apenas concluir o segundo grau, mas mudar-se para Campinas para cursar mestrado e doutorado, com o apoio do seu esposo. Essa experiência formativa possibilitou-lhe contribuir com o cenário educativo de Santarém, ao desenvolver projetos para fortalecer a gestão democrática e participar da implementação de cursos stricto sensu considerando a regionalidade e as dificuldades vivenciadas pelo povo paraense. Sua história, na trama de uma biografia de exceção, permite não apenas preservar a história e a memória de educadoras historicamente invisibilizadas, mas lançar lume aos obstáculos que impossibilitavam tantas outras mulheres de alcançar níveis mais altos de formação.

Palabras clave : Biografia; História da Educação; Educação de mulheres..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )