SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue48Professional training of educator Maria Lília Imbiriba Sousa ColaresDemocratic management of public schools based on the monitoring o f PEE in the state of Maranhão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

GARCIA, Silas Alberto  and  BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. O debate epistemológico da educação física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.416-433.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9032.

O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.

Keywords : Epistemologia; Programas de Pós-Graduação em Educação; Educação Física..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )