SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa ColaresGestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

GARCIA, Silas Alberto  e  BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. O debate epistemológico da educação física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.416-433.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9032.

O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.

Palavras-chave : Epistemologia; Programas de Pós-Graduação em Educação; Educação Física..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )