SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Gestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do MaranhãoIniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

AMORIM, Celeste Dias  e  CESTARI, Luiz Artur dos Santos. A cartografia e a racionalidade ambiental: em busca da superação da racionalidade instrumental. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.456-475.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9168.

Este artigo apresenta o movimento contemporâneo da racionalidade ambiental e da cartografia como meio de superação do paradigma moderno que promoveu a instrumentalização da ciência. Neste caso, a abordagem explorada encontra-se na fronteira entre o movimento da modernidade e da contemporaneidade no que diz respeito à concepção do fazer ciência. Assim, o caminho que percorreremos neste texto passa por estes dois movimentos. Sendo que parte-se do diagnóstico da crise da modernidade apresentado por Boaventura de Souza Santos e da influência deste no debate sobre as questões ambientais tal como introduzidas neste domínio por Enrique Leff, por exemplo, e, em seguida, baseado nos estudos de outros autores como Bruno Latour busca apresentar um modo de produzir conhecimento que se apresenta como cartográfico. Neste sentido, promover a aproximação do discurso da racionalidade ambiental ao discurso da cartografia, neste momento poderá contribuir para a superação da racionalidade instrumental.

Palavras-chave : Modernidade; Teoria de Ator-Rede; Rizoma.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )