SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Iniciativas para promover discusiones sobre género y diversidad sexual en el contexto académico: un estudio comparativoLa (nueva) escuela secundaria en la vista de los estudiantes: huellas de racionalidad neoliberal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, André Luiz Batista da  y  SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.494-516.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8861.

Este artigo resulta de pesquisa sobre as características historiográficas de produções/publicações que abordam a Educação do Campo em perspectiva histórica ou na qualidade de História da Educação. A Educação do Campo tem se constituído como objeto de interesse da História da Educação no Brasil? A resposta à pergunta é construída a partir do mapeamento da produção historiográfica sobre a Educação do Campo em seus 20 anos de existência e da identificação dos objetos, sujeitos, contextos espaço-temporais, fontes, categorias de pesquisa, perspectivas teórico-metodológicas e referenciais presentes nas produções/publicações. A pesquisa é de natureza bibliográfica e bibliométrica, delimitada às publicações em periódicos brasileiros de História da Educação, no período de 2008 a 2020. A conclusão é de que a Educação do Campo ainda não se constitui como objeto marcante nas publicações divulgadas nos periódicos de História da Educação, ao passo que a Educação Rural tem lugar consolidado na área.

Palabras clave : História da Educação Brasileira; Educação do Campo; Historiografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )