SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativoO (novo) ensino médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SILVA, André Luiz Batista da  e  SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.494-516.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8861.

Este artigo resulta de pesquisa sobre as características historiográficas de produções/publicações que abordam a Educação do Campo em perspectiva histórica ou na qualidade de História da Educação. A Educação do Campo tem se constituído como objeto de interesse da História da Educação no Brasil? A resposta à pergunta é construída a partir do mapeamento da produção historiográfica sobre a Educação do Campo em seus 20 anos de existência e da identificação dos objetos, sujeitos, contextos espaço-temporais, fontes, categorias de pesquisa, perspectivas teórico-metodológicas e referenciais presentes nas produções/publicações. A pesquisa é de natureza bibliográfica e bibliométrica, delimitada às publicações em periódicos brasileiros de História da Educação, no período de 2008 a 2020. A conclusão é de que a Educação do Campo ainda não se constitui como objeto marcante nas publicações divulgadas nos periódicos de História da Educação, ao passo que a Educação Rural tem lugar consolidado na área.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Educação do Campo; Historiografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )