SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49SISTEMA DE EVALUACIÓN DE REVISTAS EN BRASIL: IMPACTOS DE LA EVOLUCIÓN DE LOS CRITERIOS QUALIS-PERIÓDICOS EN EL ÁREA DE EDUCACIÓNEDUCACIÓN A DISTANCIA Y PANDEMIAS DE PRIMER PLANO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ROCHA, Luiz Renato Martins da; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de  y  LIZZI, Elisângela Aparecida da Silva. PERFIL DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ANTES DA LEI DE RESERVA DE VAGAS. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9175.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9175.

O objetivo principal da presente pesquisa é mapear e analisar aspectos relativos aos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), sobretudo traçando um perfil destes no ano de 2015. Os estudantes PAEE na Educação Superior brasileira representavam, em 2015, 0,47% em comparação as matrículas no geral nos cursos de graduação (INEP, 2015). A pesquisa foi quantitativa, com método descritivo e exploratório. A lei de reserva de vagas alterada em 2016 (Lei nº 13.409) para contemplar as pessoas com deficiência passa a ter um papel fundamental na democratização do ingresso desses estudantes na Educação Superior. Por meio da análise dos dados, foi possível descrever o PAEE na Educação Superior brasileira, entender quantos e quem são, sobretudo no tocante a raça/cor e idade. Com os dados obtidos na análise realizada, foi possível identificar gargalos e propor a construção de políticas públicas mais efetivas e direcionadas a esse público, por vezes alijado da educação.

Palabras clave : educação especial; educação superior; matrículas; perfil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )