SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49PROFILE OF SPECIAL EDUCATION TARGET STUDENTS IN HIGHER EDUCATION IN BRAZIL BEFORE THE LAW OF RESERVATION OF VACANCIESTHE CONSTRUCTION OF PEDAGOGICAL PRACTICES IN BASIC EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

DIAS, Rosimeri de Oliveira; SECRON, Liliana  and  BUSQUET, Líbia. EDUCAÇÃO REMOTA E PANDEMIA EM CLOSE-UP. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9099.  Epub Mar 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9121.

Este é um artigo tecido à seis mãos, por meio do encontro e conversas entre três professoras da rede pública de ensino, duas da escola básica e uma da universidade. Esta tessitura conceitua um encontro como aquilo que ativa um campo problemático, princípio de uma formação inventiva de professores. Colocamos em análise e em intervenção uma educação remota, convocada pelos cenários pandêmicos do presente, e o seu plano close-up, que elimina o corpo em sua totalidade como enunciador. No enquadre de uma tela - de computador e/ou celular - a educação vira foco evidenciando um processo de exclusão em massa, tanto do corpo, como de um quantitativo de estudantes e de professores que não possuem acesso ao mundo remoto. Para tanto, o trabalho se divide em três cenas em close-up, a saber: Cena 1: Pandemia e pandemônio: vai passar!(?); Cena 2: espaços outros e as heterotopias: em uma ofegante epidemia, um pouco de ar para não sufocar; Cena 3/Epílogo: brechas de uma formação inventiva de professores: a evolução da liberdade. A aposta conceitual e metodológica proposta apresenta tomadas que compõem as cenas e funcionam como propagadores da dimensão crítica e de resistência para afirmar modos autogestionários e inventivos de formar que ligam conhecer e viver à um ethos - uma política para a produção de vidas livres, raridades em tempos de educação e controle remotos.

Keywords : produção de subjetividade; formação inventiva de professores; heterotopia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )