SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49REMOTE LEARNING AND THE PANDEMIC: A CLOSE-UPENHANCING INTERETHNIC TOLERANCE IN MASTERS OF EDUCATION IN UKRAINIAN MULTIETHNIC PRIMARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  and  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9121.  Epub Mar 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais - ensino fundamental para o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente narrativas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020: diários reflexivos e narrativa sobre a atuação docente na pandemia. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.

Keywords : formação de professores; pandemia Covid-19; prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )