SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49EDUCACIÓN A DISTANCIA Y PANDEMIAS DE PRIMER PLANOMEJORA DE LA TOLERANCIA INTERÉTNICA EN MÁSTER DE EDUCACIÓN EN LA ESCUELA PRIMARIA MULTIÉTNICA DE UCRANIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  y  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9121.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais - ensino fundamental para o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente narrativas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020: diários reflexivos e narrativa sobre a atuação docente na pandemia. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.

Palabras clave : formação de professores; pandemia Covid-19; prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )