SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49EDUCAÇÃO REMOTA E PANDEMIA EM CLOSE-UPAUMENTANDO A TOLERÂNCIA INTERÉTNICA EM MESTRES DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PRIMÁRIA MULTIÉTNICA DA UCRÂNIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9121.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais - ensino fundamental para o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente narrativas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020: diários reflexivos e narrativa sobre a atuação docente na pandemia. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.

Palavras-chave : formação de professores; pandemia Covid-19; prática docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )