SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIAARTE, VISIBILIDADE E INTERATIVIDADE: UM NOVO JEITO PARA A APRECIAÇÃO DA IMAGEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BARTOSH, Olena; ATROSHCHENKO, Tetiana  e  KOZUBOVSKA, Iryna. AUMENTANDO A TOLERÂNCIA INTERÉTNICA EM MESTRES DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PRIMÁRIA MULTIÉTNICA DA UCRÂNIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9262.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9262.

A tolerância interétnica é uma parte determinante da competência profissional do Mestrado em Educação (Ensino Primário) na Ucrânia. É vista tanto como uma ordem social para o sistema educacional moderno, como uma qualidade pessoal-profissional formada com base na cosmovisão humanística, permitindo o desempenho das funções profissionais de forma eficaz. O objetivo do artigo é introduzir a educação de Mestres em Educação no contexto da formação da tolerância interétnica para desempenhar funções profissionais no ambiente educacional multiétnico da escola primária. O artigo examina a experiência de 199 Mestres em Educação (Ensino Fundamental) que se formaram com a estratégia de aprendizagem para melhorar o nível de tolerância interétnica formada. Usamos uma combinação de métodos de pesquisa: análise de documentos normativos e currículos, observação do desempenho dos alunos, questionário, teste, experimento pedagógico, análise quantitativa e qualitativa de dados experimentais. Para melhorar o nível de tolerância interétnica formado, desenvolvemos e introduzimos um suporte metódico para a organização eficaz do extra / currículo, do trabalho independente e da prática pedagógica. O procedimento de aprendizagem desenvolvido, implementado no grupo experimental, deu resultados positivos na formação da tolerância interétnica pelos componentes valor motivacional, cognitivo, atividade-comportamental e reflexivo-criativo. O número de alunos do grupo experimental com alto nível de tolerância interétnica formado aumentou 23,48%; com nível suficiente − aumentou 14,54%; com nível médio e nível baixo − diminuíram 16,07% e 21,94%, respectivamente. Os resultados da pesquisa são relevantes para outros programas educacionais.

Palavras-chave : ambiente educacional multiétnico da escola primária; currículo; mestres em educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )