SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49AUMENTANDO A TOLERÂNCIA INTERÉTNICA EM MESTRES DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PRIMÁRIA MULTIÉTNICA DA UCRÂNIAATITUDES LINGÜÍSTICAS PARA COM PROFESSORES NATIVOS E NÃO NATIVOS DE INGLÊS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

NASCIMENTO, Cleane da Silva; ESCOLA, Joaquim José Jacinto  e  MAROTI, Paulo Sérgio. ARTE, VISIBILIDADE E INTERATIVIDADE: UM NOVO JEITO PARA A APRECIAÇÃO DA IMAGEM. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9564.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9564.

A presente pesquisa, buscou investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais nas escolas públicas de Roraima. Procuramos a partir deste trabalho corroborar para a promoção do ensino por meio das TIC em época da cultura digital. Percebemos que é necessário compreender como a escola atual incentiva o seu uso durante o processo de ensino/aprendizagem. Utilizamos a pesquisa qualitativa e então demonstramos no decorrer da pesquisa, como as TIC se mostram fortes aliadas à educação, contribuindo para a criação de um sujeito ativo e reflexivo e que a partir dos ensinamentos, sejam encaminhados para tomar uma postura crítica. O número de Museus Virtuais disponibilizados gratuitamente na web, é um ponto positivo no que concerne a possibilitar experiências inovadoras aos alunos, permitindo a eles uma aula diferenciada, interligando saberes da arte antiga por meio de tecnologias contemporâneas. Para além disso, são espaços que permitem o desenvolvimento do ensino/aprendizagem em vários níveis, dentre eles: emocional, cognitivo e sociocultural. A interatividade que o espaço proporciona também é atrativa para os alunos, fazendo com que as experiências sejam mais um espaço lúdico e construtivo, e a partir disso, capaz de elevar o senso crítico e a expressão artística de cada um.

Palavras-chave : ensino de artes; museus virtuais; tecnologias educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )