SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49ART, VISIBILITY AND INTERACTIVITY: A NEW WAY FOR IMAGE ASSESSMENTPROJECT-BASED LEARNING IN THE PRACTICUM OF FUTURE BASIC EDUCATION TEACHERS IN PORTUGAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

RIVAS, Iván Martínez  and  CHICHON, José Luis Estrada. ATITUDES LINGÜÍSTICAS PARA COM PROFESSORES NATIVOS E NÃO NATIVOS DE INGLÊS. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9639.  Epub Mar 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9639.

O interesse pelo fator falante nativo no ensino da língua inglesa é recente, sendo o trabalho de Medgyes (1992) o ponto de partida. Vários estudos trataram das preferências de estudantes e professores, embora nenhum estudo tenha investigado esta variável na Galiza (Espanha) e, mais especificamente, no Bacharelado (16-18 anos de idade). Portanto, este artigo visa contribuir para a literatura específica existente, analisando as atitudes e preferências dos estudantes (n=101) e professores (n=6) em relação aos professores de inglês nativos e não nativos em dois anos de Bachillerato e em duas escolas diferentes na Galiza. Os dados foram obtidos por meio de um questionário (LASAGABASTER; SIERRA, 2005) e dois grupos focais com parte dos alunos (n=12) e professores (n=6) pesquisados, respectivamente, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados revelam uma tendência geral em favor dos professores nativos de inglês que se torna mais forte à medida que os alunos avançam nas etapas educacionais: educação primária, secundária e terciária. Além disso, em termos de preferência por áreas linguísticas, os professores não nativos são preferidos para ensinar gramática e questões de avaliação, sendo superados pelos professores nativos em todas as outras áreas.

Keywords : atitude do estudante; atitude do professor; ensino de idiomas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )