SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49ATITUDES LINGÜÍSTICAS PARA COM PROFESSORES NATIVOS E NÃO NATIVOS DE INGLÊSCIRCULARIDADE DOS CONSELHEIROS DA CEB/CNE (1996-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

CORREIA TEMPERA, Tiago Bruno  e  DA FONSECA TINOCA, Luís Alexandre. O TRABALHO DE PROJETO NA PRÁTICA DE ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10072.  Epub 18-Mar-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072.

A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.

Palavras-chave : formação inicial; método de projeto; prática de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )