SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49ALAGOAS’ EDUCATIONAL EVALUATION SYSTEM - SAVEAL: PRO OR CON BASIC EDUCATION DEMOCRATIZATION?THE CONCEPTIONS OF JUSTICE OF THE MORE EDUCATION PROGRAM BASED ON THE THREE-DIMENSIONAL THEORY OF NANCY FRASER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SILVA, Guilherme Henrique da  and  LUCINI, Marizete. PRESCRIÇÕES COLONIZADORAS E SOBREVOOS POSSÍVEIS SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10499.  Epub June 20, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10499.

O presente artigo objetiva apresentar reflexões no âmbito do Ensino de História em diálogo com cenários vivenciados no exercício da docência, na disciplina de História, em uma escola pública do estado de São Paulo, no contexto da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, na modalidade do ensino remoto. Para tanto, nos ancoramos em relatos coletados durante as aulas ministradas e estudos bibliográficos, no campo dos estudos de currículo e do ensino de História. Esta prática docente possibilitou problematizações entre o conteúdo ofertado em consonância com as diretrizes oficiais e seus desdobramentos entre os estudantes. Diante da relação entre o currículo oficial e os estudantes surgiu a questão central deste trabalho: discutir o lugar do Outro e da Diferença no currículo paulista durante a pandemia. Ao final, tais implicações nos direcionam a pensar que uma educação problematizadora produz alterações tanto na práxis docente, quanto no perfil dos estudantes, refletindo em uma sociedade democrática.

Keywords : diferença; ensino de História; outro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )