SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49SISTEMA DE EVALUACIÓN EDUCATIVA DE ALAGOAS - SAVEAL: A FAVOR O CONTRA LA DEMOCRATIZACIÓN DE/EN LA EDUCACION BÁSICA?LAS CONCEPCIONES DE JUSTICIA DEL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN A PARTIR DE LA TEORÍA TRIDIMENSIONAL DE NANCY FRASER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, Guilherme Henrique da  y  LUCINI, Marizete. PRESCRIÇÕES COLONIZADORAS E SOBREVOOS POSSÍVEIS SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10499.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10499.

O presente artigo objetiva apresentar reflexões no âmbito do Ensino de História em diálogo com cenários vivenciados no exercício da docência, na disciplina de História, em uma escola pública do estado de São Paulo, no contexto da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, na modalidade do ensino remoto. Para tanto, nos ancoramos em relatos coletados durante as aulas ministradas e estudos bibliográficos, no campo dos estudos de currículo e do ensino de História. Esta prática docente possibilitou problematizações entre o conteúdo ofertado em consonância com as diretrizes oficiais e seus desdobramentos entre os estudantes. Diante da relação entre o currículo oficial e os estudantes surgiu a questão central deste trabalho: discutir o lugar do Outro e da Diferença no currículo paulista durante a pandemia. Ao final, tais implicações nos direcionam a pensar que uma educação problematizadora produz alterações tanto na práxis docente, quanto no perfil dos estudantes, refletindo em uma sociedade democrática.

Palabras clave : diferença; ensino de História; outro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )