SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49COLONIZING PRESCRIPTIONS AND POSSIBLE OVERFLOWS ON THE HISTORY CURRICULUMTHE PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF EDUCATORS AND DIGITAL TECHNOLOGIES AT UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

CLEMENTINO, Ana Maria  and  OLIVEIRA, Dalila Andrade. AS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DE NANCY FRASER. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10532.  Epub June 20, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10532.

O Programa Mais Educação, criado pelo governo Lula em 2007 com o objetivo de fomentar a educação integral dos estudantes por meio do apoio às atividades socioeducativas e ampliação da jornada educativa diária, carregava consigo diferentes concepções de justiça social e escolar. Ao observar alguns de seus pressupostos, foi possível identificar concepções alinhadas com os princípios de justiça demandados pelas políticas de reconhecimento cultural, redistribuição econômica e representação política. Dessa forma, o intuito deste artigo foi analisar as concepções de justiça que envolveram direta ou indiretamente o Programa Mais Educação a partir da perspectiva da teoria tridimensional de Nancy Fraser por meio de um levantamento documental e revisão bibliográfica.

Keywords : Programa Mais Educação; justiça social; educação integral..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )