SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49AS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DE NANCY FRASERENTRE ENCRUZILHADAS E TRINCHEIRAS: UMA ANÁLISE DA ESCREVIVÊNCIA TRANSMASCUILINA A PARTIR DO POEMA “TRANS-PARTO” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

VASCONCELOS, Alana Danielly; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza  e  SANTOS, Willian Lima. OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PEDAGOGOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10649.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10649.

Este artigo tem por objetivo problematizar a construção dos saberes profissionais sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. A partir de Tardif (2019) e compreendendo que o digital está inserido em todos os espaços da sociedade e, consequentemente na educação, investigar o itinerário formativo sobre TDIC dos docentes, discentes e dos egressos do curso torna-se essencial. Com isso, por meio de uma pesquisa qualitativa com viés exploratório, chega-se à consideração de que a apropriação das TDIC, intrínsecas à formação profissional do Pedagogo (universitária), não podem desprezar os saberes vivenciais ou experienciais, tendo em vista que a construção e mobilização dos saberes ocorrem no diálogo entre o Conhecimento Universitário, os Saberes Profissionais e os Saberes Docentes. Também foi possível perceber a emergente necessidade de políticas públicas para a integração das TDIC nos espaços formativos, para que os docentes e discentes possam diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : docência; formação profissional; pedagogia; tecnologia digital de informação e comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )