SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PEDAGOGOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECOORDENADORES PEDAGÓGICOS E SUAS ESTRATÉGIAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SANTOS, Dayanna Louise Leandro dos; SANTOS, Thomas Cardoso Bastos  e  DIAS, Alfrancio Ferreira. ENTRE ENCRUZILHADAS E TRINCHEIRAS: UMA ANÁLISE DA ESCREVIVÊNCIA TRANSMASCUILINA A PARTIR DO POEMA “TRANS-PARTO”. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10896.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10896.

A produção literária tem sido, hegemonicamente, território de reiteração de normas e legitimação de determinadas formas de ser e existir, reservado ao “outro” o papel de coadjuvante com desfechos demarcados pela tragédia. Em contrapartida, este campo também tem sido disputado por produções que buscam construir narrativas outras, reposicionando corpos considerados subalternos nas (e para além das) páginas literárias. Compreendido não só como arte, mas também como linguagem permeada de cunho ideológico, a literatura cria ficção e produz memória. Partindo deste princípio, o trabalho tem por objetivo analisar a construção de narrativas transmasculinas negras a partir do poema “Trans-parto”. Escrito por Bruno Santana, a obra lança olhares sobre processos de transição do autor enquanto corpo transmasculino negro. Com referência nos estudos produzidos por Santana (2021a), Peçanha (2021), Evaristo (2017), discutiremos o potencial discursivo presente neste (des)fazer literário ao apresentar outras formas de masculinidades, confrontando assim um dos pilares dos cânones literários: a cisnormatividade.

Palavras-chave : escrevivência; educação; transmasculinidades..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )