SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49BETWEEN CROSSROADS AND TRENCHES: AN ANALYSIS OF TRANSMASCULINES ESCREVIVÊNCIA BASED ON THE POEM “TRANS-PARTO”WRITING DEVELOPMENT IN BRAZILIAN CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

STEFANELLO, Franciele Aparecida Carneiro  and  TOZETTO, Susana Soares. COORDENADORES PEDAGÓGICOS E SUAS ESTRATÉGIAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9282.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9281.

Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no processo de acolhida e de apoio formativo aos docentes quando iniciam nas instituições. Ademais, as coordenadoras pedagógicas entrevistadas não recebem formações voltadas para que desempenhem bem o seu papel e, também, não há consenso no trabalho das profissionais, mas, sim, estratégias isoladas e formação em serviço dos docentes iniciantes.

Keywords : coordenador pedagógico; professores iniciantes; trabalho pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )