SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49ENTRE ENCRUCIJADAS Y TRINCHERAS: UN ANÁLISIS DE LA ESCREVIVÊNCIA TRANSMASCULINA A PARTIR DEL POEMA “TRANS-PARTO”DESARROLLO DE LA ESCRITURA EN NIÑOS BRASILEÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

STEFANELLO, Franciele Aparecida Carneiro  y  TOZETTO, Susana Soares. COORDENADORES PEDAGÓGICOS E SUAS ESTRATÉGIAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9282.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9281.

Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no processo de acolhida e de apoio formativo aos docentes quando iniciam nas instituições. Ademais, as coordenadoras pedagógicas entrevistadas não recebem formações voltadas para que desempenhem bem o seu papel e, também, não há consenso no trabalho das profissionais, mas, sim, estratégias isoladas e formação em serviço dos docentes iniciantes.

Palabras clave : coordenador pedagógico; professores iniciantes; trabalho pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )