SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49WRITING DEVELOPMENT IN BRAZILIAN CHILDRENDIVERSITY AND INCLUSION AT MULTIGRADE CLASSROOMS IN SCHOOLS OF THE WATERS FROM PANTANAL (BRAZIL) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

BRITO, Eugênio Nunes Silva; PINHEIRO, Daniel Calbino  and  TAMEIRAO, Cinthya Rocha. AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O CASO DA UFVJM. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9611.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9611.

O objetivo do artigo consiste em analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM- campus Janaúba. Para tanto, recorre-se a um estudo de caso, de natureza quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil.

Keywords : políticas públicas educacionais; auxílio estudantil; desempenho acadêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )