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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BRITO, Eugênio Nunes Silva; PINHEIRO, Daniel Calbino  e  TAMEIRAO, Cinthya Rocha. AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O CASO DA UFVJM. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9611.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9611.

O objetivo do artigo consiste em analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM- campus Janaúba. Para tanto, recorre-se a um estudo de caso, de natureza quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil.

Palavras-chave : políticas públicas educacionais; auxílio estudantil; desempenho acadêmico.

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