SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49O REFORMISMO CAPITALISTA E OS CONTRASSENSOS ENTRE O MOVIMENTO ESCOLA NOVA E A EDUCAÇÃO SOCIALISTALEITURA CRÍTICA DE MEMES DA INTERNET EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; RODRIGUES, Ana Paula Aires  e  VASCONCELO, Mônica. APONTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL EM MARX E ENGELS. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e9034.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9034.

As análises das contribuições de Karl Marx e de Friedrich Engels para a educação e para a formação politécnica é o objetivo proposto neste trabalho. Nesse sentido, é consensual, entre diferentes pesquisadores marxistas da área de trabalho e educação, que o conceito de uma formação politécnica foi delineado originalmente por Marx. Fundamentados nos postulados metodológicos marxianos, entendemos que a educação e o ensino não podem ser desvinculados do modo de produção que os forjou. Assim, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, o artigo analisa as razões que impedem a emancipação dos trabalhadores no âmbito das relações capitalistas, considerando, nesse processo, os projetos educacionais do século XIX e a atualidade do princípio entre ensino e trabalho na educação. Por fim, concluímos que, historicamente, a proposta de formação politécnica de educação, segundo o pensamento marxiano, pode contribuir para a formação de uma postura crítica diante das relações capitalistas. Diante disso, cabe constatar que a educação, por si só, não é responsável pela superação do capitalismo. No entanto, é impossível pensar a revolução sem ela.

Palavras-chave : educação; formação omnilateral; marxismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )