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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SANTOS, Jefferson do Carmo Andrade; SORTE, Paulo Boa  e  BARROS, Emanuelle Silveira Nunes. LEITURA CRÍTICA DE MEMES DA INTERNET EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11095.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11095.

Memes podem ser definidos como pequenas unidades de sentido transmitidas e transformadas de pessoa para pessoa em processos de cópia e imitação (DÍAZ, 2013; DAWKINS, 1976). Com o passar do tempo, as teorias sobre memes foram revisitadas devido a questões contemporâneas envolvendo tecnologias na sociedade (SHIFMAN, 2014). Com base nesses aspectos, apresentamos e analisamos uma pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999; FLICK, 2009) caracterizada pelo levantamento de memes da internet e uma proposta de sequência didática no contexto de aulas de língua inglesa. As análises foram fundamentadas na perspectiva da leitura crítica e da justiça social (JORDÃO, 2017). Como resultado, apontamos os memes como recursos potencializadores para o estabelecimento da crítica social em sala de aula, uma vez que eles podem retratar realidades diversas.

Palavras-chave : leitura crítica; linguagem; memes da internet.

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