SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49LECTURA CRÍTICA DE MEMES DE INTERNET EM CLASES DE INGLÉSCONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE LA ESCUELA SECUNDARIA EN BRASIL: UN ESTUDIO HISTÓRICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MACIEL, Eloisa Antunes  y  UHMANN, Rosangela Inês Matos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS CURRICULARES: UM OLHAR PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10427.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10427.

Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.

Palabras clave : BNCC; currículo; educação ambiental; ensino de ciências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )