SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49CONSTRUCTION OF HIGH SCHOOL IDENTITY IN BRAZIL: A HISTORICAL STUDYEDUCATION AS A PUBLIC LAW: REFLECTIONS ON LEARNING IN PANDEMIC TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ROSSI, Fernanda  and  EHRENBERG, Mônica Caldas. ENCONTROS ENTRE CORPOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM YOGA: O SER PROFESSORA E O COLETIVO DOCENTE. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11000.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v28i49.11000.

O artigo analisa concepções de professoras e construções coletivas na docência, impulsionadas pela corporalidade e experiências corporais em um programa de formação continuada, que contou com a participação de 45 professoras das áreas de Educação Física, Pedagogia, Arte e Educação Especial, de um Sistema Municipal de Educação do interior paulista. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos qualitativos e em dados gerados por grupo focal e questionário. Concluiu-se que as experiências corporais na formação continuada potencializaram reflexões e atitudes em relação ao ser e ao ser professora imbricados numa mesma existência, implicando em novas posturas e abertura para a compreensão da função docente. E ao compartilhar e engendrar coletivamente experiências e conhecimentos foram estreitados laços e fortalecidas as relações para o repensar da docência.

Keywords : formação continuada de professores; corpo; experiências corporais; ioga..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )