SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49ENCUENTROS ENTRE CUERPO EN FORMACIÓN CONTINUA EN YOGA: EL SER MAESTRA Y EL COLECTIVO DE MAESTRASEL ESPÍRITU DEL VALLE EN LA DECOLONIALIDAD PLANETARIA: PUERTA ANCHA EN LA RECIVILIZACIÓN DEL CONOCER EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento  y  FERRAZ, Roselane Duarte. EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11810.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11810.

A pandemia do novo coronavírus restringiu, entre tantos aspectos, o acesso às escolas, como medida de enfrentamento para redução do contágio. Dessa forma, este artigo objetivou promover um diálogo sobre os impactos da COVID-19 na educação no ano de 2020, tendo como foco principal uma análise acerca dos desafios e as estratégias legais (em âmbito federal) para garantir o direito à aprendizagem e suas consequências em meio às ações empreendidas durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das legislações educacionais propostas para atender o cenário pandêmico e publicações científicas atuais. Os resultados apontaram que a legislação educacional brasileira direcionou a adoção de estratégias para garantir o direito à aprendizagem através do ensino remoto e que estas, somadas à situação vivenciada, reforçaram o quadro de desigualdade social no país.

Palabras clave : direito à educação; pandemia COVID-19; ensino remoto..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )