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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. O ESPÍRITO DO VALE NA DECOLONIALIDADE PLANETÁRIA: PORTA LARGA NA RECIVILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11270.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11270.

O espírito do vale representa a abertura que comporta todas as opulências do conhecimento humano, em que o centenário, o vaga-lume Edgar Morín em 101 anos de vida continua a brilhar e na criação de suas obras. A inclusão profunda da decolonialidade planetária é a porta larga do espírito do vale que nos encoraja a nos tornarmos mais complexos e complexos à luz da complexidade em qualquer um de seus significados: cosmovisão, teoria ou transmetodologia. Sob esta abertura na linha de pesquisa: decolonialidade planetária-complexidade em religação, fundamentamos o espírito do vale na decolonialidade planetária como porta larga na recivilização do conhecimento na educação, na vida, no ser humano em geral. A hermenêutica ecosófica e diatópica abrangente foi realizada com o transmétodo nos momentos: analítico, empírico e proposicional. No momento propositivo em dois rizomas, conclui-se que: todo ser humano deve buscar a sabedoria como formação máxima; a educação deve promover o pensamento metacognitivo profundo e de alto nível. As obras de Edgar Morín resgatam o espírito do vale, como uma sátira do amor que diz que dentro de nós existe um potencial a desenvolver; usando toda a nossa conformação complexa: natureza-corpo-mente-alma-espírito-Deus. Se nos conscientizarmos e nos conscientizarmos de que é urgente desvincular e religar aos problemas do planeta, isso nos incita a uma mudança radical no ensino, na educação, voltemos ao legado freiriano, para fazer nossa dura realidade mais complexa, capacitar nossos alunos a buscar sua libertação

Palavras-chave : espírito do vale; Edgar Morin; educação..

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