SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49EL ESPÍRITU DEL VALLE EN LA DECOLONIALIDAD PLANETARIA: PUERTA ANCHA EN LA RECIVILIZACIÓN DEL CONOCER EN LA EDUCACIÓNFORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA EN INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR EN MOZAMBIQUE: ENTRE LAS PAUTAS LEGALES Y LAS PRÁCTICAS COTIDIANAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MEMORIAN), Marta Bastos Catunda (in  y  FORTUNATO, Ivan. EDUCAR COM O CORAÇÃO: UM CAMINHO SENSÍVEL, POSSÍVEL DA DOCÊNCIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11528.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11528.

Este texto inacabado trata da afetividade, do sensível, dos caminhos do coração na educação. Inacabado em duplo sentido, tanto pela incompletude do ser humano que pode sempre se desenvolver, quanto pela triste e demasiada precoce passagem de sua primeira autora, impossibilitando que a tessitura das ideias fosse levada a cabo. Mesmo inconcluso, traz importante reflexão sobre a necessidade de estarmos atentos aos afetos, às emoções e à sensibilidade humana antes dos elementos concretos, racionais e objetivos da vida. Em essência, o texto discute sobre a importância de a docência reconhecer que o coração é tão, senão mais, humano que a razão.

Palabras clave : afetividade; educação; sensível..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )