SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49EDUCAR COM O CORAÇÃO: UM CAMINHO SENSÍVEL, POSSÍVEL DA DOCÊNCIAMOÇAMBIQUE E SUAS COMPLEXIDADES EDUCACIONAIS: TENSÕES E RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

ASSANE, Adelino Inácio  e  NASCIMENTO, Maria Isabel de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE AS ORIENTAÇÕES LEGAIS E AS PRÁTICAS COTIDIANAS. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10598.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10598.

RESUMO: O presente estudo tem por objeto a formação de professores para a docência nas instituições de ensino superior em Moçambique. Com ele pretende-se analisar como é feita a formação de professores para essas instituições uma vez que, embora a Lei do Sistema Nacional de Educação ( Lei 18/2018 de 28 de Dezembro) prever no subsistema de formação de Professores a educação e formação para a docência no ensino superior (Art.16), não existem programas específicos de formação para aquele nível, existindo apenas programas de pós graduação (mestrado e doutoramento) onde são submetidos os professores para o seu desenvolvimento académico. No entanto, a lei do ensino superior estabelece a composição do corpo docente para as IES (Artigo 9 do Decreto 46/2018 de 1 de Agosto. A construção metodológica foi feita de forma concomitante: um estudo teórico conceitual ofereceu suporte para a investigação das questões propostas e foi consubstanciado do estudo documental e aplicação de questionário a 44 professores das instituições de ensino superior em Moçambique de modo a compreender como a formação para a docência é realizada e como ingressaram ao magistério superior. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos sujeitos de pesquisa embora tenham nível académico de Mestrado e doutoramento não tiveram formação específica para ser professor bastando para isso terem concluído um curso de educação superior (graduação, mestrado ou doutoramento).

Palavras-chave : docência universitária; formação de professores; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )