SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49MOZAMBIQUE AND ITS EDUCATIONAL COMPLEXITIES: TENSIONS AND RESISTANCES IN EDUCATION PROCESSESAN ANALYSIS OF PORTUGUESE AND BRAZILIAN CURRICULUMS FROM THE PERSPECTIVE OF HISTORY EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

BENTES, Glez Rodrigues Freitas  and  COLARES, Anselmo Alencar. CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS, RESISTÊNCIA E LUTA EMANCIPATÓRIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11301.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11301artigo.

Este estudo partiu da busca de compreensão de práticas escolares e de experiências na Instituição Casa Familiar Rural (CFR) de Santarém, considerando a perspectiva diferenciada enquanto resistência ao projeto homogeneizador dominante. A proposta educacional Casa Familiar se desenvolveu inicialmente na França (1935); Itália (1960) e no Brasil/Espírito Santo (1969) sendo criada pelo movimento social do campo para acesso à educação e se contrapondo ao modelo urbanocêntrico excludente. Alterna educação e trabalho em tempos formativos de teoria e prática para a formação integral dos jovens. A pesquisa que deu suporte às análises foi realizada a partir de outros estudos sobre o tema, documentos e obtenção de informações na instituição estudada, por meio de entrevistas e visitas de campo. No texto, destacamos as contradições entre discursos e práticas na relação entre Estado e movimento social, compreendendo as marchas e contramarchas na construção da política educacional do campo. A análise de documentos oficiais e entrevistas permitiram concluir que na relação com o poder estatal, a CFR contribui nas lutas da constituição do poder local para a emancipação humana da coletividade do campo.

Keywords : práticas escolares; instituição educacional-Casa Familiar Rural; movimento social do campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )