SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49MOÇAMBIQUE E SUAS COMPLEXIDADES EDUCACIONAIS: TENSÕES E RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃOUMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PORTUGUÊS E BRASILEIRO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BENTES, Glez Rodrigues Freitas  e  COLARES, Anselmo Alencar. CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS, RESISTÊNCIA E LUTA EMANCIPATÓRIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11301.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11301artigo.

Este estudo partiu da busca de compreensão de práticas escolares e de experiências na Instituição Casa Familiar Rural (CFR) de Santarém, considerando a perspectiva diferenciada enquanto resistência ao projeto homogeneizador dominante. A proposta educacional Casa Familiar se desenvolveu inicialmente na França (1935); Itália (1960) e no Brasil/Espírito Santo (1969) sendo criada pelo movimento social do campo para acesso à educação e se contrapondo ao modelo urbanocêntrico excludente. Alterna educação e trabalho em tempos formativos de teoria e prática para a formação integral dos jovens. A pesquisa que deu suporte às análises foi realizada a partir de outros estudos sobre o tema, documentos e obtenção de informações na instituição estudada, por meio de entrevistas e visitas de campo. No texto, destacamos as contradições entre discursos e práticas na relação entre Estado e movimento social, compreendendo as marchas e contramarchas na construção da política educacional do campo. A análise de documentos oficiais e entrevistas permitiram concluir que na relação com o poder estatal, a CFR contribui nas lutas da constituição do poder local para a emancipação humana da coletividade do campo.

Palavras-chave : práticas escolares; instituição educacional-Casa Familiar Rural; movimento social do campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )