SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS, RESISTÊNCIA E LUTA EMANCIPATÓRIAA DISCIPLINA DE ARTE E O TEATRO: REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO CURRÍCULO FORMAL (1996-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

THOMSON, Ana Beatriz Accorsi; GAGO, Marília  e  CAINELLI, Marlene. UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PORTUGUÊS E BRASILEIRO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11353.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.vxxixx.xxxx.

Este artigo tem como objetivo analisar dois documentos curriculares ligados ao ensino de História, as Aprendizagens Essenciais (AE) aprovadas em 2018 em Portugal e as Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovadas em 2017, no Brasil. Realizaremos uma análise qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da análise documental. Em um primeiro momento, faremos uma breve contextualização de ambos documentos, verificando em quais contextos históricos eles foram aprovados e como são explicitadas as concepções de aprendizagem histórica em ambas propostas. Nossa análise insere-se no campo da Educação histórica, que em Portugal e no Brasil tem se constituído como uma proposta de ensino de história que articula teoria e prática na perspectiva da epistemologia da história e que tem se colocado como um campo de estudo para um ensino de história comprometido com o pluralismo democrático. Nesse sentido, a análise terá como foco a identificação de elementos-chave do campo da Educação histórica nesses documentos curriculares, como a abordagem de conceitos meta-históricos, de conceitos substantivos e a questão dos temas controversos. Também estabelecemos um recorte de análise nos currículos do 9º ano em ambos países sobre as abordagens dos pressupostos da aprendizagem histórica apresentada pelos documentos curriculares.

Palavras-chave : educação histórica; currículo; conceitos meta-históricos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )