SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49CULTURA ESCOLAR, PRÁTICAS E CONTEÚDOS DE LINGUAGENS NO COTIDIANO DO COLÉGIO ESTADUAL DAVID PEREIRAO ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: NARRATIVAS DOS PROFESSORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1964-1985) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de  e  PIMENTA, Adriene Suellen Ferreira. O DESABROCHAR DA FLOR DA CARIDADE E A FORMAÇÃO DE MULHERES NO ORFANATO ANTÔNIO LEMOS. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10758.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10758.

O presente artigo analisa as práticas educativas que fizeram parte da formação de mulheres no Orfanato Antônio Lemos, no período de 1893 a 1940. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual utilizamos a perspectiva da análise histórica, cujas fontes elencadas foram relatórios da Intendência Municipal de Belém, mensagens de governo do Pará e matérias dos jornais A Província do Pará e Folha do Norte. O Orfanato Antônio Lemos teve suas origens no Orphelinato Paraense, criado em Belém, capital do Pará, no ano de 1893, com o objetivo de amparar e educar meninas órfãs. Ao longo dos anos, a instituição passou por várias transformações e tornou-se modelo na educação e amparo de meninas órfãs. Em 1903, por iniciativa do intendente de Belém, Antônio José de Lemos, deu-se início a construção de um novo prédio para a instituição na Vila de Santa Isabel, denominado Orfanato Antônio Lemos. As práticas educativas desenvolvidas nessa instituição sustentavam-se no ideário de civilidade e de princípios religiosos da Igreja Católica, as quais buscavam formar mulheres imaculadas, não apenas capazes de governar o lar, cuidar dos filhos e do marido, como também de terem um ofício e formarem-se professoras normalistas rurais.

Palavras-chave : orfanato; educação de mulheres; escola normal rural..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )