SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49THE FLOWERING OF THE FLOWER OF CHARITY AND THE TRAINING OF WOMEN IN THE ANTÔNIO LEMOS ORPHANAGEILLITERACY, HEALING PRACTICES AND BLACK POPULATION: AN ANALYSIS OF THE DISCURSIVE PRODUCTION OF THE BRAZILIAN PRESS IN THE 1850s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SILVA, Vitória Régia Ferreira da  and  PINA, Maria Cristina Dantas. O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: NARRATIVAS DOS PROFESSORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1964-1985). Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11352.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.e11352.

O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar o ensino de História na rede pública de Vitória da Conquista, Bahia, no período da Ditadura Civil-militar no Brasil, e teve como principal fonte as memórias de professores. O objetivo é compreender como se deu o ensino de História na educação básica, na rede pública de Vitória da Conquista - BA, durante o período ditatorial no Brasil, com base nas memórias de professores. A referida pesquisa se insere no âmbito da História da Educação e do ensino de História, e nas reflexões sobre currículo. As narrativas dos professores foram analisadas visando compreender as relações estabelecidas entre a disciplina ensinada e o contexto de repressão, além de considerar o modo como a memória desse período foi reconstruída pelos professores entrevistados e os significados que atribuíram a essas lembranças. No percurso metodológico lançamos mão da História Oral, como ferramenta de coleta de dados, além da análise documental, como possibilidades para a discussão em torno do currículo da época, da formação docente e da história do ensino de História. A análise das narrativas demonstrou a presença de contradições nas posturas de alguns professores. Ao mesmo tempo que teciam críticas ao livro didático, ao Regime imposto, aos conteúdos doutrinários da história oficial,” por outro lado, reforçavam a necessidade de valores cultivados naquele período, como condutas comportamentais e cívicas.

Keywords : ensino de história; memória de professores; ditadura civil-militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )