SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49O DESABROCHAR DA FLOR DA CARIDADE E A FORMAÇÃO DE MULHERES NO ORFANATO ANTÔNIO LEMOSANALFABETISMO, PRÁTICAS DE CURA E POPULAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DISCURSIVA DA IMPRENSA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1850 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SILVA, Vitória Régia Ferreira da  e  PINA, Maria Cristina Dantas. O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: NARRATIVAS DOS PROFESSORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1964-1985). Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11352.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.e11352.

O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar o ensino de História na rede pública de Vitória da Conquista, Bahia, no período da Ditadura Civil-militar no Brasil, e teve como principal fonte as memórias de professores. O objetivo é compreender como se deu o ensino de História na educação básica, na rede pública de Vitória da Conquista - BA, durante o período ditatorial no Brasil, com base nas memórias de professores. A referida pesquisa se insere no âmbito da História da Educação e do ensino de História, e nas reflexões sobre currículo. As narrativas dos professores foram analisadas visando compreender as relações estabelecidas entre a disciplina ensinada e o contexto de repressão, além de considerar o modo como a memória desse período foi reconstruída pelos professores entrevistados e os significados que atribuíram a essas lembranças. No percurso metodológico lançamos mão da História Oral, como ferramenta de coleta de dados, além da análise documental, como possibilidades para a discussão em torno do currículo da época, da formação docente e da história do ensino de História. A análise das narrativas demonstrou a presença de contradições nas posturas de alguns professores. Ao mesmo tempo que teciam críticas ao livro didático, ao Regime imposto, aos conteúdos doutrinários da história oficial,” por outro lado, reforçavam a necessidade de valores cultivados naquele período, como condutas comportamentais e cívicas.

Palavras-chave : ensino de história; memória de professores; ditadura civil-militar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )