SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50PIBID: NOVO FORMATO, VELHAS IDEIASEMPREENDENDO DESDE A INFÂNCIA: FORMAS DE GOVERNAR A VIDA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

OLIVEIRA, Marli Pardo Legemann; ELIAS, Mara Elaine de Lima  e  SCHULER, Betina. NEOLIBERALISMO E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DO PROGRAMA CONTA PARA MIM. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12319.  Epub 02-Jul-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12319.

Este artigo trata de um ensaio teórico que busca pensar o nosso presente, enfocando nas relações entre uma racionalidade neoliberal e o enfraquecimento do sentido público da educação. Nesse sentido, diagnostica-se a velocidade, as mídias digitais e a performatividade invadindo os modos de existência de alunos e professores em uma lógica de consumo, de superconcorrência e das avaliações em larga escala pautando os processos educativos. Para tanto, considera o Programa Conta para Mim, vinculado ao Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como um forte sintoma da aliança entre um discurso neoliberal que enfraquece as políticas públicas e um discurso neoconservador moralizante, produzindo essa racionalidade que diminui a potência das práticas de leitura literária na escola como possibilidade de exercício de pensamento e de vida.

Palavras-chave : escola pública; Programa conta para mim; racionalidade neoliberal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )