SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50DECOLONIZE THE LANGUAGES OF THE POWERSART AND UNCOLONIZING AESTHETICS: A DIALOGUE FROM THE COLONIALITY OF SEEING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

LIMIDO, Roberto Nasimbera. DESCOLONIZAÇÃO OU CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA CULTURAL E EDUCATIVA?. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11999.  Epub July 04, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11999.

Tal pesquisa começa com a busca de uma palavra que consideramos crucial quando se pensa em descolonização intelectual. Assim, é necessário recorrer a algumas línguas nativas para ter outras etimologias e visão da América. Embora possamos dizer, essa cultura é um conjunto de padrões que informam comportamentos que são transmitidos de geração em geração através de um processo de aprendizagem realizado pela espécie humana. Pode-se dizer que cultura significa aprender e possuir o que foi aprendido, ter riqueza interior através do que foi aprendido. Dessa forma, a internalização da cultura possibilita a descoberta de obras humanas. Esse diálogo intersubjetivo é desenvolvido a partir da educação para mobilizar potencialidades de dentro dos temas. Isso implicaria a capacidade de argumentar sobre suas próprias razões, ouvir outras opiniões e buscar formas de consenso em dissidências que permitam a arte de viver juntos.

Keywords : pensamento; cultura; educação; práxis educacional; descolonização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )