SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50ART AND UNCOLONIZING AESTHETICS: A DIALOGUE FROM THE COLONIALITY OF SEEINGTEACHING THE ANCIENT HISTORY OF ABYA YALA FROM THE PARADIGM OF LIBERATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ANJOS, José Edemilson Pereira dos  and  SANTOS, Luciano Costa. INTERSUBJETIVIDADE-COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO LIBERTADORA: A CONSCIENTIZAÇÃO NA COMUNIDADE CRÍTICO-SIMÉTRICA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12050.  Epub July 04, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12050.

O presente artigo trata do desenvolvimento ético-crítico dos novos sujeitos sócio-históricos em relação com o exercício da racionalidade discursiva crítica. Constitui, em sua origem, parte da Tese de doutoramento em Educação e Contemporaneidade, um estudo de natureza teórica, com abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, desenvolvido a partir da perspectiva hermenêutica da pedagógica transmoderna de Enrique Dussel. Assim, com relação ao seu aspecto parcial (em relação à totalidade da pesquisa da qual procede), toma a ética dusseliana e a pedagogia freiriana como referencial teórico, a partir do qual busca, no paradigma freiriano da educação libertadora, um referencial práxico para o desenvolvimento racional ético-crítico, como experiência intersubjetivo-comunitária dos sujeitos-éticos negados como oprimidos/vítimas. Neste intuito, opera com os conceitos-chave de “processo ético-crítico” e “conscientização”; “racionalidade discursiva crítica” e “dialogicidade”; “intersubjetividade comunitária”; e “comunidade crítico-simétrica”.

Keywords : processo ético-crítico; conscientização; razão discursiva crítica; educação dialógica; ética da libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )