SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50AMÉRICA LATINA E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UM CRESCIMENTO DESIGUAL E ASSIMÉTRICOINTERVENÇÃO DOCENTE: POR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO E REFLEXIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

CORREIA, Elder Silva  e  ZOBOLI, Fabio. A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO EM TIM INGOLD: UM COMPROMISSO ONTOLÓGICO COM A VIDA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12666.  Epub 03-Jul-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12666.

O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.

Palavras-chave : educação da atenção; Tim Ingold; compromisso ontológico; continuidade da vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )